
Em Manchester, Inglaterra, no ano de 1991, Liam Gallagher havia formado o The Rain, junto com o guitarrista Paul “Bonehead” Arthurs, o baixista Paul “Guigs” McGuigan e o batera Tony McCaroll. Nessa época, Noel Gallagher era roadie do Inspiral Carpets e estava excursionando com o grupo pela Europa. De volta à sua cidade natal, foi assistir um ensaio do irmão e como já tinha algumas canções feitas, acabou assumindo a liderança da banda.
Continuou trabalhando como roadie por mais um tempo, até conseguir comprar os equipamentos necessários para poderem se apresentar. Em 1992, a banda já se chamava Oasis e após alguns shows, conseguem o primeiro contrato com a Creation Records.
Após alguns singles, é lançado, em 1994, “Definitely Maybe”. O álbum de estréia foi um verdadeiro fenômeno: entrou no topo das paradas britânicas e, em dois dias, o Oasis já tinha recebido o seu primeiro disco de ouro.
A banda não perde tempo e, no ano seguinte, solta o segundo trabalho, “(What’s the Story) Morning Glory?”. O álbum fez enorme sucesso conquistando também os Estados Unidos. Comparados aos Beatles, se dizem superiores a eles, causando grande impacto e chamando a atenção de toda a mídia. O baterista Tony McCarrol deixa o grupo devido as inúmeras brigas com os Gallagher , sendo substituído por Alan White.
Em 1997, sai “Be Here Now”. O álbum mantinha as mesmas características dos anteriores e também foi um sucesso de vendas. Aumentam as brigas entre os irmãos Gallagher e notícias sobre uma possível separação da banda começam a surgir. Resolvem dar um tempo e ficam alguns anos sem gravar. Como os fãs do Oasis se multiplicavam a cada lançamento, a gravadora solta “The Masterplan”, uma coletânea com faixas de singles, raridades e canções que não saíram oficialmente.
O próximo álbum só seria gravado em 2000. Mesmo assim, a banda esteve o tempo todo em evidência na mídia, com notícias sobre mais brigas, envolvimento com álcool, drogas e tudo mais que cerca o “show business’. Ainda durante as gravações do até então inédito, “Standing On The Shoulders of Giants” , Paul “Bonehead” Arturs e “Paul “Guigs” McGuigan também resolvem deixar os irmãos falando sozinhos. O guitarrista Gem Archer (ex-Heavy Stereo) e o baixista Andy Bell (ex-Ride) são chamados para entrar no grupo e com essa nova formação, saem em turnê.
O show no Wembley Stadium, um dos maiores e melhores de toda a carreira, foi devidamente registrado e posteriormente saiu no álbum intitulado “Familiar to Millions”. Em 2002, o grupo lança “Heathen Chemistry”, um álbum menos conturbado que o anterior e que trazia composições em que todos os integrantes do Oasis participavam.
O single “Stop Crying Your Heart Out” saiu na época da Copa do Mundo e a música virou tema da eliminação dos ingleses pelo Brasil. A edição japonesa do álbum trouxe a inédita “You’ve Got The Heart Of A Star”.
Em 2005, o Oasis lança “Don’t Believe the Truth”, mais recente trabalho. O disco foi considerado pela critica internacional como o melhor trabalho do grupo desde “(What’s The Story) Morning Glory?”, de 1995 e o melhor álbum do ano no Brasil. O disco reúne 11 faixas e traz ao público o melhor do Oasis.
Os irmãos Gallagher podem ser acusados de egocêntricos, arrogantes, mas sabem bem o que estão fazendo: o Oasis continua a causar polêmica e a vender milhões de discos no mundo todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário