
Mesmo com todo esse currículo, a história dos finlandeses é recente. Começa em 1996, quando o tecladista e vocalista Tuomas Holopainen, após compor algumas canções, completou o time com a vocalista Tarja Turunen, com o guitarrista Erno Vuorinen (mais conhecido como Emppu) e com o baterista Jukka Nevalainen e com Sami Vänskä no baixo. Após algumas demos, assinam com a Spinfarm Records e lançam o ‘debut’ “Angels Fall First”, em 1997. A repercussão foi positiva e rendeu um clipe para a faixa “The Carpenter”, muito exibido em programas locais.
O Nightwish, no entanto, só ficou famoso mesmo com “Oceanborn”, que saiu no final do ano seguinte. O álbum entrou nas paradas finlandesas e permitiu que a banda fizesse sua primeira grande turnê pelo país. Percebendo a grande aceitação do público, a gravadora editou “Oceanborn” em escala mundial.
Em 2000, gravam “Wishmaster”, repetindo o sucesso do trabalho anterior e agora, já conhecidos fora da Finlândia, saem em uma grande turnê que passou, inclusive, pelo Brasil. A vocalista Tarja ficou doente e o show realizado em São Paulo foi prejudicado. Mesmo assim, essa é considerada até hoje, pelos próprios integrantes, como uma das melhores apresentações de toda a carreira do Nightwish.
Um ano depois chegava o CD e DVD ao vivo “From Wishes To Eternity”, que trazia os grandes sucessos do grupo como “The Kinslayer”, “Wanderlust”, “Swanheart” e “Elvenpath”. Ainda em 2001, foi lançado o EP “Over The Hills And Far Away”, que trazia além da faixa-título (um cover do Gary Moore), canções ao vivo e o remix de “Astral Romance”, do disco de estréia. O baixista Sami ainda é substituído por Marco Hietala, que toca no Sinegy.
Em 2002, com o novo ‘line up’, “Century Child” é lançado e ganha disco duplo de platina por sua expressiva vendagem. A banda passa novamente pelo Brasil, em seis Estados, lotando quase todas as apresentações. Após a turnê, o grupo decide fazer uma pausa de aproximadamente um ano. Enquanto isso, o DVD “End Of Innocence” foi programado para sair no segundo semestre de 2003, trazendo vários clipes, cenas de ‘backstage’, faixas ao vivo, um documentário sobre a história da banda, entre outras coisas. Já o próximo álbum inédito do Nightwish, foi prometido para 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário